terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Do you know what I am saying?


Pode parecer brincadeira, mas tenho conhecimento de que muitas pessoas que trabalham em grandes empresas não são capazes de entenderem o que está escrito neste título acima. Quando comecei a trabalhar, faculdade era um diferencial competitivo para você conseguir uma determinada posição, hoje em dia ter faculdade, pós-graduação, computação (nem se pergunta mais) e falar Inglês é quase uma obrigação.

A moçada que está chegando no mercado já vem com tudo isto embutido e se "bobear" traz consigo até  fluência em Espanhol e outras línguas.

Na minha opinião ser fluente em Inglês tem várias vantagens:


  1. Você aumenta o seu leque de opções de carreira, pois é uma pessoa capacitada para reportar para fora, inclusive podendo ser expatriado, se este for o seu desejo;
  2. Pode receber mais por esta habilidade, lí uma pesquisa a um tempo atrás a qual dizia que a maioria das pessoas que falam um outro idioma geralmente ganham um salário maior quando comparado com pessoas que só falam a lingua materna;
  3. Mantém a sua empregabilidade, pois se você atualmente trabalha em uma empresa nacional e acha que não precisa falar Inglês...cuidado, sua empresa pode ser comprada por uma Multinacional e seu futuro chefe pode não saber falar Português, já pensou nisto?;
  4. Além de tudo isto, Inglês é cultura, você pode recorrer a literaturas estrangeiras, viajar pelo mundo afora sem passar por constrangimentos, etc...
Se você tem papel de liderança na sua equipe é bem provável que você já fale Inglês, e talvez até os seus subordinados também tenham esta habilidade, mas não posso deixar de sugerir que este tipo de assunto seja discutido dentro das organizações, pois a pior frustação que pode acontecer a uma pessoa é a oportunidade bater a sua porta e você não estar preparado para ela.

Aprender Inglês é uma questão de querer, pois atualmente é possível fazer isto de várias maneiras, inclusive através de sites gratuitos.

Diante disto, convido você a ser também um agente de mudança dentro da empresa que você trabalha e discutir este assunto com todas as pessoas que você tiver a oportunidade.

E se você ainda não fala Inglês, está esperando o que?

Please, leave your comment.

Regards,

Alexandre Silva

2 comentários:

Fernanda disse...

Olá Alexandre,

Sou um exemplo de profissional que não fala inglês e encontra diversas barreiras no mercado, por conta disso.
Confesso que me sinto totalmente limitada pois, o idioma está tão incorporado ao nosso cotidiano que se tornou quesito obrigatório.
Particularmente tenho muita dificuldade em assimilar o aprendizado dessa língua tão essencial. Portanto, não sei até que ponto seria válido aprender via internet. No meu caso teria que fazer um curso intensivo, em uma boa escola...essas que oferecem a formação em 2 anos.
Abraços, Fernanda pautajornalistica.blogspot.com

Alexandre Silva disse...

Fernanda, bom dia!
Sem dúvida uma escola é bem melhor que internet, porém internet pode ser uma ótima maneira de complementar um determinado curso.

Vou lhe contar uma história: teve uma época que eu estava totalmente sem grana e achei uma escola que oferecia curso de inglês para a comunidades carentes, pagávamos R$ 50,00 por mês e tinhámos aulas apenas aos sábados pela manhã. O melhor aluno da classe era um cobrador de ônibus, sabe porque? Porque ele realmente queria aprender independente se iria utilizar ou não. Ele sempre foi um exemplo para mim.

Abração,

Alexandre Silva