terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Qual é o papel do Twitter?


Comecei a utilizar o twitter a mais ou menos um mês atrás e o meu objetivo era acompanhar pessoas famosas e alguns amigos. Depois de um tempo pensei em utilizá-lo como divulgador do meu Blog: http://gravatasolta.com.br/, achei que quanto mais seguidores eu tivesse, maiores seriam as chances de divulgação, então comecei a seguir mais pessoas para que estas mesmas pessoas me seguissem.

Quando atingi o número de 150 pessoas achei que já daria para fazer um teste, então comecei a divulgar o meu Blog através do Twitter, adivinhem qual foi a resposta? Zero. Não obtive nenhum resultado satisfatório.

Então comecei a acompanhar um pouco mais de perto esta ferramenta, o que encontrei são pessoas atrás de seguidores, ofertas de programas que disponibilizam seguidores, uma série de pessoas brincando, falando bobagens, etc.

Algumas poucas postagens sérias que ví, foram de algumas emissoras de TV, que trazem a informação em tempo quase real, algumas celebridades conversando com outras celebridades, enfim, somente isto.

É impressionante o número de seguidores que as celebridades brasileiras tem, segue o ranking através do site Trending Topics Brasil:

Tentei fazer um teste com algumas celebridades da seguinte forma: mandaria uma mensagem com a divulgação do meu Blog e esta pessoa tinha a missão de RT (retwittar) para pelo menos uma pessoa e assim sucessivamente…encontrei apenas um famoso que topou mas não deu certo.

Então fica aqui a minha pergunta, qual é o papel do Twitter? Será que as empresas encontrarão alguma forma de transformar isto em mídia? Será que esta ferramenta irá se transformar em mais um Orkut?

Existem livros dizendo como aproveitar o Twitter para o seu negócio, talvez eu compre um livro deste para entender um pouco melhor esta ferramenta, pois até o momento consegui apenas fazer alguns “poucos amigos” e conversar alguns minutos com algumas pessoas famosas. Atualmente tenho mais de 180 seguidores, sinceramente não sei por qual razão, celebridade eu não sou e não tenho a pretensão de ser …talvez seja para que eu as siga também.
Deixo aqui a minha dúvida e se alguém tiver uma outra visão desta ferramenta e tiver paciência para me explicar, ficarei grato.

Abs,

Alexandre Silva - Twitter: @alexansilva (talvez você queira me seguir…risos)
Postado no Blog da HSM

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Ale,

Acabei de lembrar de um tema que eu li e que acho que seria bacana detalhar mais.

O assunto seria: Uma situação na qual dentro de um grupo de amigos dentro da empresa, uma pessoa desse grupo se destaca e ganha uma promoção, tornando-se chefe dos demais. Como fica essa relação a partir de agora? Como passar para os amigos essa nova relação sem perder a amizade e ao mesmo tempo fazer a equipe te respeitar?

Um abraço,

Marco.

Adelson (Gerenciando Blog) disse...

Olá, Alexandre!

O Twitter é mesmo uma caixa misteriosa. Hoje, utilizo-o quase com exclusividade para divulgar meus artigos de forma automática. Tenho pouco mais de 600 seguidores e recebo em torno de 10 visitas por dia vindo da ferramenta. Como tenho um trabalho "zero" para isso, considero um resultado razoável.

Mas, só consegui esse alto número de seguidores porque passei a seguir mais de 1000 pessoas. Então, não uso esse mesmo Twitter para acompanhar os tweets, o que seria inviável.

Assim, mantenho um Twitter pessoal onde sigo pessoas que divulgam notícias interessantes. É uma forma de compartilhar um bom artigo encontrado.

Por outro lado, eu já o utilizei algumas vezes como fonte de informação. Por exemplo: o site de um serviço estava fora do ar e consegui uma explicação para isso pelo Twitter.

Olhando o lado das empresas, vejo a ferramenta como uma forma ágil de divulgar notícias, com uma alta penetração à medida em que se tem mais seguidores.

Um abraço!