sexta-feira, 1 de janeiro de 2010


Caro leitor,

Não poderia deixar de iniciar este 1º artigo do ano sem desejar a você um feliz Ano Novo, com muita Saúde, Paz e muitas realizações. Agradeço também a sua visita, o que tem feito deste novo Blog um sucesso de acessos, espero que você possa nos acompanhar e que os artigos que iremos publicar ao longo do ano possa ajudá-lo no seu dia-a-dia profissional.

Neste artigo vou falar sobre planejamento, na minha opinião o planejamento não está restrito apenas no planejamento profissional, temos que pensar de modo mais holístico, ou seja, devemos pensar no planejamento como um todo, pois não temos como dividir a nossa vida profissional da pessoal, no final das contas acaba sendo uma coisa só.


Quando eu faço o meu planejamento eu penso em:

1-Saúde;
2-Família;
3-Finanças Pessoais;
4-Profissional.

Para cada um destes pontos eu estabeleço um ou mais objetivos para o ano, ex:

  • Saúde: penso em qualidade de vida, exercícios físicos, controle de peso, etc;
  • Família: qual o tempo que irei dedicar a família, férias, passeios, entre outos;
  • Finanças Pessoais: investimentos; contas a pagar; compra de um imóvel ou qualquer outro bem;
  • Profissional: quais serão os projetos que executarei ao longo do ano, de que forma, os cursos que irei realizar, e quais ações necessárias para atingir meu plano de carreira.
Posso indicar dois softwares que me ajudam em meu planejamento, Quicken e Palo Alto:

Quicken: está é uma ótima ferramenta para o planejamento financeiro, ajuda a você controlar suas contas, possibilita você planejar seus investimentos, controlar seu patrimônio, etc…

Palo Alto: através desta ferramenta você pode criar um Plano de Negócios para os próximos 5 anos, você pode configurar o programa e contemplar um planejamento simples até um plano mais sofisticado.

Acredito que este seja o momento exato para você fazer o seu planejamento, temos 365 dias para colocar as ações que forem necessárias para atingir os nossos planos de 2010, não importa se isto será feito através de software ou no “papel de pão” o mais importante é não deixar de fazer.

Sinceramente torço por você e espero que este ano seja o ano da virada, que todos nós possamos transformar todos os nossos sonhos e planos em realidade.

Caso você queira compartilhar o seu plano de 2010 conosco, nos deixe um comentário e quando chegarmos em dezembro faremos o nosso balanço anual e será muito gratificante poder publicar suas práticas e suas conquistas.

Forte Abraço,

Alexandre Silva
Publicado em http://gravatasolta.com.br/

Nenhum comentário: