domingo, 17 de janeiro de 2010

Cardápio de Opções.


Caro Leitor,

Estamos chegando ao fim de mais um final de semana, desta forma quero lhe fazer algumas perguntas, Nestes dois últimos dias:

-Você almoçou/jantou em algum restaurante?
-Foi à algum Fast Food com os seus filhos?
-Pediu alguma pizza para comer em casa com os amigos?
-Foi a algum barzinho com o namorado(a)?
-Enfim, você fez alguma alimentação fora do lar?

Provavelmente a resposta para algumas destas perguntas é sim. Você parou para pensar quantos ingredientes tinham naquele lanche, pizza, refeição ou sobremesa que você pediu? Você ja imaginou como estes alimentos chegaram até a mesa do estabelecimento que você estava? Quais as marcas de alimentos estavam envolvidas?

Pois é, aproveitei um artigo que escrevi a algum tempo atrás no Blog da HSM para chamar a sua atenção para um mercado ainda pouco conhecido no Brasil e que movimentou mais de R$ 60 Bilhões em 2009, e a tendência é de crescimento acelerado para os próximos anos, não só no Brasil mas em vários outros países.

Esta tendência é chamada Food Service, ou seja, é alimentação fora do lar, ou como os americanos chamam – OOH – Out of Home. Este mercado tem crescido muito nos últimos anos, e quando o camparamos com o varejo tradicional (Supermercados), o crescimento chega ser quase o dobro.

Apenas para fazer uma comparação, de acordo com a ABIA (Associação Brasileira da Indústrias de Alimentação) este mercado movimenta anualmente U$ 443 bilhões no mundo e a tendência é aumentar ao longo dos anos em função de alguns “drivers”:

-A mulher está cada vez mais presente no mercado de trabalho;
-Trabalhamos cada vez mais;
-Não temos tempo de preparar os alimentos em casa;
-Precisamos de alimentação rápida (Fast Food).

Em uma recente pesquisa chegou-se a seguinte conclusão: Do orçamento domiciliar destinado para alimentação:

-Hong Kong consome 83% no OOH;
-Grandes centros da Europa destinam até 70% para este tipo de alimentação;
-Estados Unidos consome 50% fora do lar;
-Brasil por enquanto gasta apenas 24% neste mercado.

Isto demonstra o enorme potencial que temos para os próximos anos. Para efeito de comparação entre Brasil e EUA, seria como dizer que nós apenas almoçamos fora de casa e o americano já almoça e janta fora de casa.

As grandes empresas de alimentação já notaram este mercado e já estão no jogo. Imaginem como será a aceleração de Food Service no Brasil com os eventos da Copa do Mundo e Olimpíadas.

-Quantos restaurantes serão construídos?
-Quantas redes de Fast Food entrarão no Brasil?
-Quantos hotéis serão ampliados e construídos?
-Qual será a verba investida em mídia a favor deste mercado?

Existe aí um grande potencial para o Brasil, mas como um profissional da área posso assegurar que temos que correr para formar profissionais para capturar esta demanda, hoje ainda temos falta de profissionais especializados neste mercado.

Algumas instituições já estão se movimentando para criar um programa de treinamento para estes profissionais, mas por enquanto isto fica por conta das grandes empresas de Alimentação, posso citar entre elas a Unilever, Nestlé e PepsiCo.

Principalmente a Unilever e Nestlé já estão bem avançadas neste mercado e tratam este segmento como uma Unidade de Negócios, mas várias outras empresas como a PepsiCo já tem equipes dedicada a este mercado e estão cada vez mais se especializando neste mercado.

E você leitor, está procurando uma oportunidade de crescimento profissional e um plano de carreira? Comece a estudar as empresas que fazem parte deste mercado, acredito que para os próximos anos irão surgir ótimas oportunidades para quem estiver preparado. O mercado Food Services oferece um cardápio de opções para você!

Se você quiser maiores informações sobre este mercado, recomendo a leitura da revista Food Service News.

Em outro artigo colocarei algumas outras informações sobre este “delicioso” mercado.
Aproveite seu Domingo e coma bem.

Abs,
Alexandre Silva
Artigo postado no Blog: http://gravatasolta.com.br/

Um comentário:

Roberto Vieira Ribeiro disse...

Olá Alexandre,
Primeiro, agradeço o comentário que você registrou em meu blog, o www.blog.motivacaoeresultados.com.br, e peço permissão para fazer minhas as suas motivadoras palavras:"Continue assim pois o Brasil precisa de pessoas como você."

Quanto ao mercado de Food Services, conheço algumas empresas para as quais palestrei em convenções de vendas, e o "bicho tá pegando", no sentido melhor da expressão.
Estão eufóricos com as possibilidades.
Para quem atua no meu ramo, o de Desenvolvimento Profissional, há um potencial enorme de desafios. E isso é excelente! Até porque, assim poderei dar maior contribuição para alimentar este mercado, sendo cada vez mais cliente.
O problema é que a barriga ...
Parabéns e abraço!